Turismo cultural

Além de ser o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Vale do Ribeira tem uma rica cultura formada pela diversidade de seu povo!

Formada pelos povos originários Guarani M’Bya, Avá Guarani e Nhandeva, a região recebeu imigrantes japoneses, europeus e povos africanos que foram trazidos escravizados. Entre histórias de superação e resistência, essa diversidade contribuiu para formar um mosaico de saberes único, integrado à floresta, que faz do Vale do Ribeira um local muito especial.

Em Eldorado vive a maior população quilombola do Estado de São Paulo, em 13 comunidades. Várias delas têm como uma de suas fontes de renda o turismo de base comunitária, articulada pelas associações nos territórios e pela Associação de Monitores Ambientais de Eldorado (AMAMEL – @amamel.cavernadodiabo).

As imagens acima são do Quilombo Ivaporunduva (@quilomboivaporunduva), Quilombo São Pedro (@quilombo_sao_pedro) e Quilombo Galvão (@quilombo_galvão), comunidades que recebem grupos para vivências culturais em seus territórios, que envolvem o artesanato, o modo de vida, o manejo da roça e a história afro-brasileira. Desde 2018 o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola do Vale do Ribeira é reconhecido como patrimônio cultural brasileiro, portanto, estar nesses territórios é uma oportunidade de vivenciá-lo.

Celebração à Nossa Senhora da Guia

Uma das festas mais tradicionais de Eldorado é a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Guia, celebrada em 08 de setembro. Desde o final do mês de agosto a cidade já se agita, recebendo barracas com produtos para casa e roupas, parque de diversão, variedade de trailers de comidas e bebidas e shows.

A novena e as missas especiais, que envolvem os moradores de vários bairros da cidade e da zona rural, demosntram a força da fé. Por ser uma data próxima ao feriado nacional de 07 de setembro, a festividade é apreciada também pelos turistas, que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local.

Feira da Lua

A Feira da Lua é um evento quinzenal, que acontece na Praça Nossa Senhora da Guia e reúne empreendedores de Eldorado! Sempre acompanhado de uma apresentação musical, os expositores levam até a praça quitutes culinários doces e salgados, artesanato, plantas e outros produtos.

Para quem é de fora, é uma boa oportunidade para comprar lembranças da cidade para presentear as pessoas queridas ou mesmo para guardar de recordação pela passagem pela cidade!

Calendário de eventos

Eldorado tem eventos o ano todo, e nada melhor do que fazer um planejamento com antecedência para aproveitar ao máximo as oportunidades! Veja o calendário abaixo e se prepare para arrumar as malas! Acompanhe nosso blog e nosso Instagram e não perca as novidades!

  1. Evento permanente quinzenal – Feira da Lua;
  2. Fevereiro/março – Carnaval;
  3. 10 de março – Aniversário da Cidade;
  4. Março – Dia do Artesão;
  5. Abril – Páscoa;
  6. Junho – Festa Junina da Solidariedade;
  7. 19 de junho – Aniversário Distrito Batatal;
  8. 29 de junho – Festa do São Pedro (Quilombo São Pedro e Sr Belisário);
  9. Junho – Festa de carros antigos; 
  10. Julho – Festa Tekoa Takuari;
  11. Agosto – Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira;
  12. 12 de agosto – Dia do Evangélico;
  13. 08 de setembro – Festa da Padroeira N.S. da Guia;
  14. 24 de setembro – N. S. da Boa Esperança Batatal;
  15. 12 de outubro – Dia das Crianças, N.S. Aparecida e N.S. Rosário Homens Pretos;
  16. 14 de novembro – Aniversário Distrito Itapeúna;
  17. 20 de novembro – Dia da Consciência Negra;
  18. 30 de novembro – Aniversário Distrito Barra do Braço;
  19. 25 de dezembro – Natal;
  20. 31 de dezembro – Ano Novo.