Eldorado é um destino muito conhecido por quem gosta de se aventurar pela natureza! Paisagens belíssimas, rios de águas cristalinas, cachoeiras de cair o queijo, a caverna mais visitada e acessível do Estado de São Paulo, montanhas perfeitas para esportes de aventura e trekking, quase 1.000 km de estradas vicinais propícias para bike e motocross. Ufa, tem roteiro para o ano inteiro, e para voltar muitas vezes para nossa cidade!
Não se esqueça de contratar monitor ambiental credenciado! Dessa forma, você aproveita melhor seu passeio, com as dicas de quem conhece bem o local, e ainda garante sua segurança! Clique aqui para conhecer os monitores que a casa do Rio recomenda!
Compartilhamos abaixo alguns desses roteiros!
Caverna do Diabo
A Caverna do Diabo oferece passeios desde o nível fácil ao difícil. O roteiro tradicional é o mais tranquilo, levando até 1h30 de percurso nos 600m de galerias, onde o visitante ouve explicações sobre as formações rochosas, a história da descoberta do local, as lendas e causos, além de “visualizar” esculturas naturais que têm apelidos como Castelo da Disney, sapo, bacon, cabeça de ema, Branca de Neve, o nariz do diabo, a cabeça do macaco, a mão de Deus, o Mestre dos Magos, o gorila, as velas de promessas, a pia batismal ou fonte da juventude e outros que sua imaginação permitir! Na caverna também são realizados roteiros mais difíceis, como a Garganta do Diabo, trecho feito por dentro do rio que passa no local, o Salão Erectus, o rapel e a travessia, um iitinerário que dura mais de 10 horas e que acontece apenas algumas vezes ao ano. O passeio noturno é uma opção para quem quer ver os cogumelos bioluminescentes! Ao pagar a entrada do parque, o visitante também tem direito a visitar o Mirante do Governador e a Cachoeira do Araçá. Clique aqui para saber mais sobre os passeios e para adquirir seu ingresso antecipadamente.
Trilha Vale das Ostras e cachoeira Queda do Meu Deus
A cachoeira Queda do Meu Deus foi eleita a mais bonita do Estado de São Paulo, em enquete feita pelo Programa Antena Paulista, da TV Globo. Sua queda exuberante tem 53 metros e pode ser vista após uma caminhada por mais 3 cachoeiras menores. É um passeio de nível fácil, e que se conecta à trilha do Vale das Ostras.
Essa trilha tem nível médio, dura cerca de 5 horas, e passa por mais 12 cachoeiras e piscinas naturais, sendo seu ponto final a Queda do Meu Deus. É possível fazer um percurso mais reduzido, consulte o monitor ambiental para escolher qual o melhor roteiro para sua necessidade!
Parque Natural Municipal Salto da Usina
Trata-se de espaço que abrigou uma das primeiras usinas de geração de energia do Estado de São Paulo, inaugurada na década de 30. Hoje em dia restam apenas as ruínas, mas o espaço se tornou uma ótima opção para um banho de rio e uma pescaria, sendo muito seguro para as crianças.
Está a 10km da cidade, e é muito frequentada pela população local. A estrada é de terra. Não é necessário contratar monitor.
Mirante do Cruzeiro
Um dos pontos mais altos de Eldorado, o Mirante do Cruzeiro é uma área particular, com uma trilha de nível médio. A recompensa é a vista deslumbrante! Em um dia com o céu aberto, os olhos chegam até o litoral. Mesmo em dias de céu mais nublado, é possível avistar Eldorado e o rio Ribeira.
No local é realizada uma tradicional procissão em homenagem a São Pedro, no mês de junho! Confira aqui um lindo registro em vídeo sobre essa festa!


























